Catalisador Uno Sx / Smart / Fiorino 1.5 MPI 97/
Catalisador Ecomax Uno Sx / Smart / Fiorino 1.5 Mpi 97 em Diante
FUNCIONAMENTO
O conversor catalítico é um produto de avançada tecnologia desenvolvido para transformar os gases tóxicos provenientes do motor:
Monóxido de Carbono (CO)
Óxidos de Nitrogênio ( NOx)
Hidrocarbonetos (HC)
Em gases Inofensivos a nossa saúde:
Dióxido de Carbono (CO2)
Nitrogênio (N2)
Vapor d’ água (H20)
Os Gases do motor a altas temperaturas, quando em contato com os metais nobres ``Paládio´´,Platina e Ródio, que estão presentes no conversor catalítico realizam a transformação dos gases nocivos em inofensivos, por reação termo química.
INSTALAÇÃO
A instalação do conversor catalítico nos veículos deve ser cuidadosa e atender as seguintes instruções:
- Deve-se usar uma junta de vedação entre as flanges por onde saem os fases dos conversor catalítico
-Evite quedas , o conversor catalítico poderá ser danificado.
- Aquecer o sistema com o carro em marcha lentar por 10 minutos após a instalação para travamento do elemento cerâmico.
- Seguir a aplicação indicada na etiqueta do produto ou no manual do fabricante.
DEFEITO POR FUSÃO DO ELEMENTO CERAMICO
Causa provável: Desregulagens na mistura ar/combustível podem elevar a temperatura dos gases acima de 1000°C. Não coberto pela garantia.
Veículos convertidos a gás natural veicular tendem a trabalhar com mistura ar/combustível mais rica e estão propensos ao derretimento do elemento cerâmico não coberto pela Garantia.
ATENÇÃO:
Quando sentir um forte odor de ovo podre, pare e faça uma regulagem do motor. Este sintoma significa alto teor de enxofre ( Mistura rica) ou combustível adulterado.
Principais itens a serem revisados:
- Velas e cabos de velas;
- Bobina de Ignição
- Ponto de Ignição
- Sensor de temperatura do motor ( Injeção eletrônica)
- Sensor de oxigênio (Injeção eletrônica)
- Bicos injetores
- Regulagem do Carburador ( veiculo carburado)
- Boia e Agulha do carburador ( Veiculo carburado)
- Compressor do motor
IMPORTANTE
Em caso de falha do sistema de ignição ou qualquer problema que impeça o funcionamento do motor, o carro não deve ser empurrado para ``pegar no tranco´´ isto pode danificar o conversor catalítico.
O veiculo com conversor catalítico não pode ser ligado e ou desligado quando em movimento.
A garantia do conversor catalítico depende da manutenção de seu veiculo. O conversor catalítico foi projetado e construído para ter durabilidade mínima de 40.000 Km com qualidade e eficiência. A correta manutenção do veiculo é muito importante , pois um motor desregulado afeta diretamente o desempenho do conversor catalítico.
Além disto choques no corpo do mesmo podem danificar o elemento cerâmico inutilizando o catalisador.
Lembramos que em tais casos a garantia perde a validade.
Atenção: Ao fazer descarbonização do motor desconectar o conversor catalítico para evitar entupimentos e perda do mesmo.
Atenção Consumidor
Caso seu veiculo tenha sido reprovado na inspeção Veicular de sua Cidade e caso você tenha adquirido um novo conversor catalítico para uma nova tentativa, tenha as seguintes informações.
1- Outros itens como ajustes no sistema de exaustão, uso de combustível adequado, manutenção corretiva do moto, etc. podem ser necessários para a aprovação na inspeção veicular.
2- Recomendamos que, antes de se dirigir novamente a inspeção veicular procure uma oficina mecânica ou concessionaria de veículos de sua confiança para verificar todo o sistema de emissões de seu veiculo.
3- Nem sempre somente a troca do catalisador usado por um novo garante a aprovação.
Informamos que um manual contendo esta informações e outras adicionas acompanham o produto.
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