Antes de tudo, o óleo impede o desgaste das superfícies metálicas do motor, criando uma película de óleo entre eles. O óleo também dispersa o calor e reduz o atritom protegendo o motor. Além disso, um lubrificante de qualidade previne acúmulo e depósito de partículas de sujeira, ao mantê-las em suspensão. O óleo ainda protege contra borra e oxidação, minimizando os ácidos que podem causar corrosão. Em resumo, o lubrificante é importante para o motor.
Existem algumas classificações que são utilizadas. Comentamos algumas delas abaixo:
SAE ? Indica a característica de fluidez e de viscosidade de operação do lubrificante, seja a baixa ou altas temperaturas.
ACEA ou API ? Indica a classificação de desempenho do lubrificante. Esses órgãos se unem a outros importantes atores da indústria de lubrificantes para estabelecer métodos e critérios de teste para cada classificação de lubrificante. Vale citar que cada classificação é criada para atender as necessidades tecnológicas dos motores e por essa razão elas evoluem juntamente com essas tecnologias.
ILSAC ? Define junto com a API os níveis de desempenho do lubrificante, incluindo testes de economia de combustível, compatibilidade com os sistemas de emissões, compatibilidade com etanol e resistência contra oxidação em motores com turbo-compressores.
JASO ? Define a característica de fricção proporcionada pelo lubrificante nos sistemas de embreagem úmida de motocicletas com sistemas intergrados (motor/transmissão).
Lubrificante - Imagem ilustrativa.
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